• MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO

    Com Área de Concentração em Educação e Formação Humana, possui duas Linhas de Pesquisa: a) Linha de Pesquisa Educação, Instituições Políticas Educacionais; b) Linha de Pesquisa Educação, Cultura, Teorias e Processos Pedagógicos.

  • Revista Científica de Educação

    A Revista Científica de Educação está integrada ao processo de ampliação das ações da Faculdade de Inhumas destinadas à formação de profissionais para a área da Educação e, mais especificamente, vinculada ao processo de implantação do Mestrado em Educação nesta Instituição.

  • Portal de Revistas Eletrônicas - FacMais

    O Portal de Revistas Eletrônicas da Faculdade de Inhumas - FacMais é um projeto que visa a democratização e o livre acesso às pesquisas aqui desenvolvidas. O Portal utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) que é um software desenvolvido para a construção e gestão de uma publicação periódica eletrônica. E

Alunos-padrinhos acolhem os calouros da 3ª turma do Curso de Direito da FacMais

      O acolhimento aos calouros da 3ª turma do Curso de Direito da FacMais (2012/2) deu-se em meio a brincadeiras, surpresas, risos e presentes, em evento receptivo promovido pelos alunos-padrinhos do 2º período juntamente com a coordenação e professores do curso.  

     A FacMais, buscando pelo ensino superior a formação humana no sentido ético, moral e educativo, incentiva os alunos veteranos a realizarem trotes lúdicos, integrativos e socializantes, evitando dessa forma que calouros sofram algum tipo de violência ou constrangimento. 

   Na noite de 04/09/2012, por volta das 20 horas, no auditório da instituição, os calouros, convidados pela professora Maria Marciária (cocoordenadadora do Curso de Direito) a assistirem à palestra “As profissões vinculadas ao direito”, foram surpreendidos com uma contradição no discurso da palestrante. A palestra, proferida pela aluna Wanessa Mendanha, do 2º período, iniciou-se com uma fala séria a respeito das diversas possibilidades profissionais vinculadas ao direito, com ênfase na importância de ser profissional responsável e ético nas relações de trabalho. Depois de 10 minutos de comunicação, a palestrante, de forma inusitada, fez aos alunos calouros o convite para participarem de uma festa em sua casa, pois pretendia se libertar da “solterice”. De forma insuspeita, os calouros estranharam a mudança repentina no discurso da palestrante, que insistiu, por diversas vezes, em que a festa em sua casa seria bem mais divertida que estudar. Falou de coisas engraçadas, levando a plateia a risos. Só então foi comunicado aos calouros que aquele momento, embora tivesse sido anunciada uma palestra interessante, estava reservado para o seu acolhimento na instituição. 

    Em seguida, a turma do 2º período, acompanhada pela professora Marciária, promoveu, entre alguns calouros e veteranos, três brincadeiras competitivas de atenção e agilidade: disputa pelo assento da cadeira, corrida dentro de um saco, equilíbrio ao segurar um ovo na colher andando rapidamente – sob pena de o perdedor ter que pagar o prêmio de R$ 2,00.  

     Logo após, os alunos do 2º período anunciaram que seriam padrinhos dos calouros na instituição. Essa notícia causou surpresa e alegria. Então padrinhos e afilhados tiraram fotos para lembrança. Dos alunos-padrinhos, os calouros receberam presentes didáticos: um exemplar da Constituição Federal e material fotocopiado de conteúdos vistos no 1º período. Para fechar o momento de descontração e socialização entre veteranos e calouros, realizou-se um bingo, cujo prêmio era um livro de doutrina de Direito Constitucional. As cartelas foram vendidas a R$ 2,00, tendo sido premiado o calouro Adriano José. 

      Com o dinheiro arrecadado nas derrotas das brincadeiras e na venda das cartelas do bingo, os veteranos oferecerão hoje à noite, no intervalo das aulas, um lanche aos calouros, como parte da recepção aos novatos e confraternização entre os alunos do Curso de Direito. Estiveram presentes no acolhimento aos calouros as professoras Sirlene, Lúcia Ramos e Celma.

 

ASSINE A NEWSLETTER

Mantenha-se atualizado sobre as últimas noticias:

Conecte em nossas redes sociais

Twitter